Legionella - Tratamento, controlo e prevenção

Legionella - Tratamento, controlo e prevenção

O que é a Legionella?

A Legionella é um tipo de bactéria que se encontra em meios aquáticos e se reproduz normalmente em ambientes quentes e húmidos. Quando se entra em contacto com a bactéria, fica-se expostos a uma doença chamada "doença do legionário", que pode causar dores musculares, vómitos, diarreia, febre alta e, em último caso, pode causar a morte. Por esta razão, é de vital importância manter as instalações de água livres desta bactéria. A bactéria, encontra-se nas águas dos lagos, rios, lagoas e até fontes termais, começa a colonizar as redes de abastecimento das cidades e, através dos sistemas de distribuição de água, é incorporada nas redes de água sanitária, como chuveiros, piscinas, banheiras de hidromassagem ... Nenhuma medida pode ser tomada para impedir sua disseminação total.

Rever e manter os sistemas de água e refrigeração dos edifícios em bom estado é a única maneira de impedir o crescimento dessas bactérias.

Oficina da Água - Departamento de Prevenção e Combate à Legionella

Desde o final do século XX, que a doença do Legionario é de declaração obrigatória às entidades competentes. Segundo o Centro Europeu para a Prevenção e Controle de Doenças (CEPCD), Portugal, junto com Espanha, Itália e a França, um país com maior número de casos de legionella anualmente.

Na Oficina da Água temos pleno conhecimento do atual regulamento para a Prevenção e controlo da legionella e da Lei 52/2018, em redes de água de edifícios e indústrias, incluindo instalações como:

     Água para consumo humano
     Água quente sanitária
     Águas termais de acordo com seus usos
     Água de rega
     Sistemas de incêndio
     Torres de refrigeração
     Condensadores, evaporadores e outras instalações de risco

Limpeza e desinfecção de instalações

O nosso departamento em desinfecção, projetam modelos de controlo e autocontrolo, adaptando as prescrições dadas, para que sejam criados modelos para realizar as diversas operações de limpeza, desinfecção, amostragem e acompanhamento das demais acções necessárias de forma simples e organizada.

Os procedimentos necessários de limpeza e desinfecção, são realizados com segurança e eficiência, sempre dentro de cronogramas estabelecidos de acordo com as condições de uso, necessidades das instalações e recursos. existente.

Estudos técnicos para a prevenção da legionella

Em certos casos ou requisitos, os programas de prevenção da legionella, devem ser precedidos de um estudo aprofundado das redes de água da instalação, dos materiais que a compõem e dos dispositivos a elas associados. Diagramas de fluxo que incluem a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle.

Um autocontrolo bem definido é a maneira ideal de prevenir problemas antes que eles apareçam.

A Oficina da Água possui pessoal qualificado que pode executar ou definir todas as acções contidas nos requisitos para a correta Prevenção e Controlo da Legionella. Em parceria com uma empresa lider na Europa, com centenas de estudos técnicos realizados em todos os tipos de instalações, fornecemos a segurança de realizar um trabalho de qualidade e fornecer uma grande garantia de que o estudo fornecerá todas as soluções para minimizar os riscos.

Consulte-nos.