Área Residencial Sistemas de Osmose

Sistemas de Osmose

Sistemas de osmose Inversa - Sistemas de Tratamento de Águas

Sistemas de Osmose Inversa, também chamada de Osmose Reversa, é o processo de separação em que se separa um líquido (solvente) de uma outra matéria que estava misturada com ele (soluto), mesmo que a sua massa molecular seja muito baixa.

Essa separação é feita através de uma membrana que é permeável ao solvente, mas que é impermeável ao soluto. No entanto, essa separação apenas é realizada quando é aplicada uma grande pressão sobre essa mistura, contrariando assim o fluxo natural da osmose.

Por esse motivo dá-se o nome a este processo de osmose inversa.

Principais Aplicações da Osmose Inversa

Existem diversos usos para a osmose inversa, mas estes estão sempre relacionados com a separação de iões. Seguem-se alguns exemplos:

  • Dessalinização: Através da osmose inversa, é possível tratar a água do mar de modo a que esta possa ser usada para consumo humano. A membrana da Osmose Inversa consegue reduzir a concentração de sal na água de 35 gramas por litro para 0,35 gramas por litro.
  • Irrigação: Visto que a água utilizada para a agricultura é retirada de rios ou poços, quando os níveis de sais minerais é excessivo, estes tornam-se nocivos para as plantações, de modo que a osmose inversa apresenta-se como uma das soluções mais viáveis em sentido económico.
  • Líquido para Caldeiras: Nos sistemas de refrigeração de caldeiras, a água para circulação precisa ser muito pura visto que a evaporação da água faz com que os sais presentes no líquido se acumulem nas paredes dos tubos, o que faz com que a transferência de calor seja reduzida e, consequentemente, aumenta o consumo de combustível e o risco de explosão. Assim, o sistema mais utilizado para estas situações é o tratamento de água através de sistemas de osmose inversa.
  • Utilização Hospitalar e Farmacêutica: Para a produção de produtos químicos, os hospitais e os laboratórios farmacêuticos costumam utilizar os sistemas de tratamento por Osmose Inversa para garantir que os seus produtos têm um elevado grau de pureza. Até mesmo os processos de hemodiálise costumam ser alimentados com água tratada por Osmose Inversa (desmineralizada ou destilada).
  • Produção de concentrados de sumo, proteínas e vinho para a indústria alimentícia: É retirada grande parte da água existente no sumo e nos vinhos, produzindo os resultados pretendidos através da utilização dos solutos retirados.
  • Uso doméstico: Atualmente existem muitas empresas que desenvolvem filtros de água com osmose inversa para consumo doméstico.
  • Osmose semi-industrial

  • Osmose 5 etapas, com bomba